A primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 chegou no judô. A brasileira Beatriz Souza faturou o título na categoria acima de 78kg na primeira participação nas Olimpíadas. Quinto lugar no ranking mundial, ela bateu a israelense Raz Hershko na decisão.
Bia, como é carinhosamente chamada, tem 26 anos de idade. Nasceu em Peruíbe, no litoral de São Paulo, tem 1.78m de altura e pesa cerca de 135kg.
A judoca integra o time da modalidade de judô do Pinheiros, principal clube de São Paulo. Na história dos Jogos Olímpicos, ela se tornou a primeira mulher brasileira estreante a ser campeã olímpica em provas individuais.
Bia começou no judô ainda quando criança por influência do pai Poseidonio José de Souza Neto, ex-judoca. A primeira medalha chegou aos 7 anos representando a Associação Budokan de Peruíbe.
Mesmo com a influência em casa, a campeã olímpica flertou com a natação. No entanto, acabou ficando mesmo no judô. O primeiro grande resultado aconteceu em 2017 com a medalha de preta do Mundial por equipes. Em 2021, ela faturou o bronze no individual do Mundial.
De acordo com o Comitê Olímpico do Brasil, todos os atletas que faturarem o ouro vão ganhar a premiação de R$ 350 mil bruto por cada medalha, com imposto a ser descontado na fonte.
Fonte: Alexandre Loureiro/COB
Comments